segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Dia de 29 de Fevereiro. Outro só volta dentro de 4 anos.

Um ano com um dia a mais. Vamos aproveitar este dia e ser felizes? Toca a fazer deste dia 29 de Fevereiro um dia diferente. Eu por mim deixo-vos fotos "divertidas" :)
by el
fev.2016




 





Fotos encontradas no google.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

"Cozido à Portuguesa"

Bem... estou em dieta e orientada por uma nutricionista muito querida e a quem respeito muito. Podia ser minha filha, mas não é. Novinha mas com muita sabedoria. Mas hoje desrespeitei as regras. Só quem conhece o "cozido à portuguesa" feito em Portugal me entenderá. Adoro tudo. Mas é muito calórico como podem ver pela receita.



Cozido à portuguesa

Carne de vaca, adequada para cozer
meia galinha; 
1 pé de porco, entrecosto, chispe; 
presunto, chouriço, farinheira, salpicão; 
toucinho salgado, bacon; 
orelheira fresca e fumada; 
couve portuguesa (penca) ou coração; 
cenouras, batatas, nabos; 
sal e azeite q.b.



Preparação:
1. Comece por cozer todas as carnes numa panela grande. As carnes que forem mais salgadas devem ficar de molho previamente umas horas e só depois se colocam a cozer.

2. Regue a água da cozedura com um fio de azeite e tempere a gosto. Por ordem de cozedura mais rápida, vão-se tirando os enchidos, depois as carnes de porco, e só no fim é que se retira a carne de vaca depois de bem cozida.

3. Aproveitando a mesma água de cozer as carnes, coloque os legumes. Quando estes estiverem cozidos, retire a panela do lume, deixando os legumes dentro.

4. Para servir, corte as carnes, disponha numa travessa com os respectivos legumes. Pode acompanhar com feijão branco cozido, também cozido na água dos legumes, e arroz branco.


Eu comi hoje. É fácil de fazer. Aproveitem e façam-no. É tão bommmm. Boa semana :)

sábado, 27 de fevereiro de 2016

"Recuerdos"...

Conhecem os "imans"? A partir de determinada altura e quase sem dar por isso fui trazendo um de cada cidade ou país que visitava e colocava nos frigoríficos. Até que os amigos começaram também a trazer um quando viajavam, o meu filho assim como os meus enteados e por último a minha nora que é assistente de bordo e viaja para os locais mais incríveis. Chegou a uma altura que já não tinha onde colocar tantos e belos "imans". Aguardei durante uns meses pela solução. A solução estava no IKEA. Num placa que foi colocada na parede por cima de uma das bancadas da cozinha, e "voilá": já os coloquei todos. Os mais frágeis foram colocados na placa. Os que não se quebram estão no frigorífico e na arca vertical.  Ás vezes fico na minha cozinha "viajando". Olhando a beleza de cada um e das recordações que me trazem. Aqueles que me foram oferecidos pela minha nora... bem, esses deixam-me muito tempo a sonhar. E os meus pensamentos viajam entre o Nepal e Las Vegas, entre Dallas e Sidney. Pela Tailandia, Puket... pelo Oriente que me fascina. Muitas vezes venho ao "google maps" procurar aquelas cidades ou países e viajo à procura de pormenores sobre os mesmos. Viajar não é só sair de avião ou de outro transporte pelo mundo fora. Viajar também pode ser olhar, procurar, instruir-se, ser curioso, encontrar e saber esperar a altura certa para voltar a voar de verdade. Bom Domingo a todos.
by el
fev.2016

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Hoje

Hoje já é Sábado. Hoje pouca coisa teria para vos contar. Nada a reclamar ou amar. Hoje é um dia mais para descansar e sorrir, talvez até chorar. No "flitghradar" vou seguindo o avião que leva o meu filho ao Brasil. Ansiosa?! Preocupada?! Não me perguntem porquê! Ele faz estas viagens 4 a 5 vezes por ano. Mas eu sou a tal de "mãe galinha". (Se algum dia ele descobrir que escrevo este blogue e o ler acredito que não vai gostar nada do que e escrevo.) Tenham um bom fim de semana e uma boa noite.
by el
fev.2016

Brasil

Foto google

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Desabafos...

Hoje dou por mim nostalgica. Saudades do meu filho. Sim. Sou mãe. Tenho um único filho. E amo-o mais que a mim mesma. Mas a vida ditou as regras. A vida dele (estava destinado) não seria em Portugal. Sei que está onde sempre quis estar. Sei que está feliz. Mas tenho saudades. Tantas saudades. Não consigo explicar o que sinto. Tem dias que consigo superar e não penso tanto. Resigno-me. Mas tem outros que é mais forte do que eu. E como eu, quantas mães viram os seus filhos partirem e se sentem perdidas e tristes? É o Portugal que temos. Quando um ex-primeiro ministro manda os licenciados do país emigrarem... que fazer?! Mas o meu filho foi para a Áustria porque quis. Porque teve um convite irrecusável. Porque lá tem tudo o que sempre quis. Eu sei. Está bem e feliz. Mas... e eu? Eu tive-o nove meses na barriga e 29 anos no coração. Eu fiz o que podia e o que não podia para o ver bem e feliz. Dei-lhe hipótese de estudar e se licenciar. Ensinei-o para a vida. Mas também ele mudou. Todos mudamos, não é?! Mas eu tenho saudades. E neste momento escrevo e choro. Porque o "meu menino" cresceu e foi à sua vida. Tal como eu fiz com os meus pais. Então porque me sinto tão triste? Não sei. Apenas choro porque tenho saudades de o ter nos meus braços e porque o meu amor por ele é maior que o universo. Tenho medo de partir e não o ter ao meu lado. Tenho tantos medos. Mas tantos... Amanhã será um outro dia. E amanhã estarei melhor e menos triste que hoje. Boa Sexta Feira a todos. Bom inicio de fim-de-semana. E... desculpem os meus desabafos
by el
fev.2016


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

"Casa cheia" no porto do Funchal

Hoje saí para a caminhada habitual. Gosto de ir junto à Avenida do Mar onde circulam muitos turistas e se tem uma vista directa para o porto. Hoje foi um dia cheio. Estavam três barcos. O "Aida Sol" e o "Mein Shiff". Havia ainda um barco de cruzeiro mais pequeno que não consegui identificar. Cruzei-me com turistas, atracções para esses turistas, músicos que cantam na Marina do Funchal, pessoas que como eu caminham. É tão agradável caminhar com um sol radioso e à beira mar. Fiz 66 minutos de caminhada. Na volta e antes de voltar para casa sentei-me num café a espreitar a recolha dos passageiros do "Aida Sol". Aos poucos as cabines exteriores do navio iam sendo "invadidas" por os turistas que de lá ficam a ver as manobras de saída do barco do porto, e pela última vez neste dia podem apreciar a beleza desta Ilha vista do mar. Seja por ar ou por mar, a Madeira é sempre uma Ilha a visitar :)  Boa noite.
by el
fev.2016

Fotos minhas tiradas hoje.


Fotos minhas tiradas hoje.

Fotos encontradas no google.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Filhos:um AMOR para sempre.


Tem muitos anos... nem sei bem quantos! Mas são momentos únicos que guardo em mim.
Momentos...
Momentos de carinho e ternura,
Momentos sem fim.
Mas que fim tiveram
Porque o tempo, aí o tempo...
Momentos registados,
Para não esquecer.
Um dia quem sabe, quando eu morrer,
Estes momentos serão lembrados
Porque eram bons de ter.
22-02-2014
Élia Laranja

Como eu amo o meu filho... sim e mesmo longe fisicamente continuo a admirá-lo e a amá-lo cada dia um pouco mais.
by el
fev.2016



domingo, 21 de fevereiro de 2016

OPorto - A "francesinha"

Quem conhece o Porto sabe que o Porto não é só a Ponte D. Luís. Porque em gastronomia temo-la rica e de excelente qualidade. Falo das "francesinhas". Quem as comeu numa "tasca" manhosa na cidade do Porto, sabe do que falo. Mas para comer a "francesinha" comigo tem de ser por volta das 15 ou 16 horas. Tenho de ter fome. E ao jantar é "pesada". Assim opto sempre por comer "francesinha" fazendo um almoço ajantarado e depois deambular pela cidade ora subindo ora descendo para digerir este belo repasto. 
Consultei  http://www.conexaoportugal.com e aqui fica a história e os ingredientes que fazem deste prato a delicia de quem o prova.
by el
fev.2016

"Se as tripas a moda do Porto é o prato mais tradicional do Porto, a francesinha é o sanduíche que representa toda a essa tradição. Ela foi criada em 1950 por Daniel David Silva que na época era empregado do restaurante A Regaleira, em Santo Ildefonso no Porto. Ele havia trabalhado um período na França e daí teria surgido a idéia para o sanduíche, que em sua versão inicial foi baseado no "croque-monsieur", um sanduíche francesa parente do nosso misto quente. a francesinha é um sanduíche mais complexo que o "croque-monsieur", já que em seus ingredientes costuma levar linguiça, salsicha, presunto e algum tipo de carne de vaca ou porco. Pode haver alguma variação do tipo de ingrediente, mas basicamente é isso que você irá encontrar no recheio tradicional do sanduíche, que por cima ainda é totalmente coberto por queijo. O grande segredo da francesinha e que foi a grande ideia do Daniel na época é o molho a base de tomate, cerveja e pimenta. É esse molho que banha a francesinha e que deu o sabor e a característica única a esse sanduíche. (...)"

Créditos: http://www.conexaoportugal.com






OPorto City (1ª parte)

Hoje andei nos meus arquivos e dei por mim a relembrar as férias de 2015. Fui a muitos locais, mas o Porto...  pois o Porto é a minha cidade portuguesa de eleição. Fico a pensar porquê. Mas paixões não se explicam; ou se tem ou se não tem. Adoro o Porto, as suas gentes, as suas pontes, as suas ruelas, a Ribeira e o Rio Douro e a sua LUZ! É a segunda cidade de Portugal. Está na moda turisticamente. E quem lá vai, acredito que quer voltar. Hoje vou me focar na Ponte Dº Luís I. Tenho uma fascinação por esta ponte desde os anos de 2004 a 2009 época em que o meu filho esteve a residir nesta cidade porque frequentava O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Muitas foram as vezes que o fui visitar para ver como corriam as coisas. E ele, tal como eu, é apaixonado pela cidade do Porto. Estas fotos são só algumas das que mais tarde postarei. Adoro o Porto que divide o Rio Douro com Gaia, onde se pode provar o excelente vinho do Porto numa qualquer adega à beira rio. Deliciem-se com as fotos, eu deliciei-me em as fazer. 
by el
fev.2016
Todas as fotos tem direitos de autor.
@EliaLaranja










sábado, 20 de fevereiro de 2016

Belezas de Sábado... à noite :)

Belezas de Sábado à noite, porque nevou e "granizou" na Ilha.  E eu gosto de frio :) Tenham um feliz Domingo. Boa noite.

by el
fev.2016




Informação útil...

"Cortejo da Festa da Flor de 2016 realiza-se no dia 10 de Abril de 2016! - marca já na tua agenda! - partilha com os teus amigos!"

2016 Flower parade will be on April 10th! - schedule your travel! Share with your friends!





quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Tombé la neige...

Hoje foi um dia especial. Não é frequente nevar na Madeira. Mas estava previsto e a noite passada e hoje nevou muito nas zonas altas da Ilha da Madeira. É um espectáculo único e que só podemos ver na Madeira duas ou três vezes ao ano já que a neve derrete rapidamente. Mas que é bonito... é mesmo. Vejam as fotos e digam-me se não tenho razão :)
by el
fev.2016

Fotos: créditos Direcção Regional de Florestas - Madeira e Marco Andrade


















segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Dietas! Que chatice!!!

Inicio de semana. Tenho de entrar nos "eixos" a nível da alimentação. Isto de dieta deixa-me enervada. E ando a quebra-la algumas vezes. Mas que fazer quando sinto que o corpo me pede algo mais doce? Sei que não posso. Que não devo. Mas às vezes é mais forte do que eu. Desta vez está a ser mais difícil resistir às "tentações". Mas eu vou conseguir. Eu sei que consigo. Já consegui perder em 2014 20 kg, por isso perder 8 kg não vai ser assim tão difícil :) Eu CONSIGO! Por outro lado revolta-me. Porque nós mulheres temos de estar sempre na "linha"?! Divagando muitas vezes dou por mim a pensar que se descobre drogas para tudo, mas a "pílula mágica" para comermos e não engordarmos... está difícil de ser inventada. Já não vai vir a tempo para mim... Boa noite. Uma Terça-Feira feliz.

by el
fev.2016




domingo, 14 de fevereiro de 2016

Viver nesta Ilha é um privilégio.

Pois é, um fim-de-semana que passou depressa. Com muito sol mas uma temperatura fresca à sombra. Ao sol parece que estamos no Verão. Viver nesta Ilha é um privilégio. Mas prevê-se que o tempo mude a meio desta semana. Eu gosto de frio e chuva se estiver em casa. Porque não existe nada pior que muita  chuva e andarmos a correr de um lado para outro com guarda-chuvas. Neve este ano ainda não a tivemos na Madeira. Mas estamos a um mês (mais ou menos) do início da Primavera e acredito que ainda vai nevar lá nos picos mais altos, como Pico do Arieiro e Pico Ruivo. Adoro conhecer novos destinos, mas a Ilha da Madeira é um "paraíso" que sempre volto com saudades da minha paz e tranquilidade. Não é por nada, mas a quem não conhece a minha "Ilha", aconselho vivamente a conhecer. Com a certeza que seja numa cidade cosmopolita como é o Funchal, ou pelas suas serras e pelas suas "levadas",  irão descobrir sítios únicos que lhes deixarão uma grata recordação para a vida. Boa semana a todos e não se esquecem de continuar a ser felizes. :)

by el
fev.2016