domingo, 31 de janeiro de 2016

Próteas

"As "Próteas", nome dado a um grande número de espécies, são provenientes da África do Sul e da Austrália. Estes arbustos ou árvores são utilizados em jardins e como flor ou folhagem."

São das minhas flores preferidas.


by el
Jan.2016




Fotos postadas no www.olhares.com
Todos os direitos reservados

Flores: uma paixão.

Com o fim-de-semana a acabar dei por mim a rever fotos que fiz a flores. Adoro flores. O seu colorido alegra qualquer dia mais cinzento de vida. O seu cheiro leva-nos a "viajar" por sítios e locais do passado. A sua beleza alegra-nos o espírito. E, hoje é o último dia do mês de Janeiro. O primeiro dos doze meses do ano. E aí vem Fevereiro. Mês do Carnaval e dos namorados. Temas que quero abordar nas datas certas. Mas de Carnaval eu não gosto. Bem... gosto de um: o de Veneza. Talvez pela parte romântica do mesmo. Deixo-vos com os votos de boa semana e um mês cheio de aventuras e felicidades. Que venha Fevereiro. Que venha calmo. Que traga o que nos faz feliz.

by el
Jan.2016
Fotos com direitos de autor.
@elialaranja






sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

E porque está frio...

... deixo-nos com umas fotos quentinhas. Para aquecer a vista e o coração.
Tenham um bom fim de semana.

Fotos que encontrei no google.




Caminhando pela minha cidade

Depois de uma manhã de ginásio, seguiu-se de tarde uma caminhada pela avenida principal do Funchal. E fui fotografando. Hoje não havia navios de cruzeiros, o que deixou o Funchal menos movimentado mas super agradável com tempo de Verão onde é ainda Inverno.  O resultado é este.

Fotos com direitos reservados.





by el
Jan.2016

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Pôr-do-sol do meu 6º andar

Falei nos magníficos pôr-do-sol do meu 6º andar com vista para o mar. Aqui ficam algumas fotos. Todas minhas. E reparem, é incrível que todos os dias o pôr-do-sol é sempre diferente. Não há um igual. 

Obs.: todas as fotos foram tiradas em dias diferentes.
Fotos com direitos de autor. Toda e qualquer cópia para postar futuramente só com a autorização do autor. 







by el
Jan.2016

#pôr-do-sol #sol #paisagens #funchal #ilhadamadeira #férias #destinodeeleição #praiasdeportugal #turismodamadeira

Recomeçar. Sempre.

Hoje foi dia de "recomeçar". Depois de três meses afastada do ginásio porque não me apetecia, agarrei a vida e a coragem e voltei ao ginásio. Foram três longos meses. E um ganho de peso considerável pois com o Natal a meio esqueci todas as regras de uma boa alimentação. O resultado do desmazelo foi grave. Não só porque engordei como também perdi a agilidade ganha à custa de muitos meses/anos de ginásio. Bem feito! Aprendi que é mais saudável levantar o "rabo" da cadeira e ir  fazer "cardio fitness" e musculação e ainda as aulas dos meus sempre favoritos professores de "Vida Activa" e "Body Combat". Reconheço que não gosto de recomeçar. Não gosto de recomeços. Não gosto de ter de enfrentar a vida "de novo"! Sou conservadora. Muito conservadora. Não no dia-a-dia, das coisas que uso, de como me visto etc. Não, aí sou bem "para a frente". O meu grande "calcanhar de Aquiles" é sair da "zona de conforto". Adoro o meu cantinho neste recanto do escritório cá de casa. E depois tenho uma vista privilegiada deste 6º andar. Pelo menos todos os dias vejo um pôr-do-sol fantástico. Mas também sei que preciso deixar este "cantinho" e enfrentar o dia e todas as coisas inerentes a viver. Por isso recomecei  ginásio. E já estou no caminho de recomeçar também a minha inscrição de à mais de quatro meses na Universidade Sénior Gonçalves Zarco. Na próxima semana lá estarei. E então sim, vou tirar fotos para aqui postar. Porque a vida não se faz aqui neste recanto. Até amanhã. Um resto de dia feliz e uma boa noite.

#recomeçar #ginásio #Universidadesenior #escolagonçaleszarco #cardio #fitness #bodycombat #pordosol #6ºandar #zonadeconforto #escritório


Esta semana... vista da cidade do Funchal num dia magnífico de Inverno :)


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Aos "Plutos" da nossa vida.

Mais um dia. 4ª Feira. Estamos a meio da semana. Foi dia de levar o Pluto à "Tia Xanda" para ser tosquiado e lavado. Mas foi pouco tosquiado porque está frio. E o meu pequenino é muito "friorento". Está aqui ao meu lado a dormitar aguardando que eu ou o dono queiramos ir dormir. Porque o Pluto é um cão. Um Yorkshire. Tamanho médio. Com um grande grau de obesidade. Tem seis quilos e meio. À seis anos e meio que o comprei. Sim, comprei. Porque se procuramos um cão pequenino para viver dentro de um apartamento não se encontra nas Instituições que tem muitos cães para adoptar. Por isso, comprei o Pluto. Veio cá para casa tinha uns dois meses. Era tão pequenino. Mas o seu primeiro ano foi de terror. Ele roía tudo. Mas tudo mesmo. Ouve noites que tinha medo de adormecer. Mas ficou adulto e deixou-se dessas tretas. Enfim deixei de ter os fios dos "ratos", dos carregadores dos telemóveis etc. roídos. Mais? O Pluto dorme na minha cama. Dorme comigo e com o dono. É tão reconfortante adormecer e senti-lo enroscado nas minhas pernas! Sei de pessoas que não gostam que os cães lhes dê beijos. Respeito. Mas o carinho com que sou recebida quando me ausento de casa e depois volto é algo indescritível. E quando estou em casa estou sempre a falar com ele. Por vezes penso que ele vai responder. Credo! Tenho um apego ao meu cão que não é saudável. Eu sei. Estou tentando ser mais solta. Deixar de me preocupar tanto com ele. Mas não é fácil. Porque o Pluto é cardíaco: sofre de insuficiência cardíaca. Tem um tratamento diário e é seguido pela veterinária pessoa a quem eu confio o Pluto como a mim mesma. Deixo-vos alguns momentos registados em fotos com o Pluto. Como digo sempre é um amor para a vida.





by el
Jan.2016

domingo, 24 de janeiro de 2016

Acordei de novo tarde. Claro que estraguei os horários das refeições e não sei se estou a perder peso... Não me peso em casa. A minha balança nunca dá os mesmos valores da nutricionista. Estou apreensiva e chateada comigo mesma. Mas eu tenho feito tudo direitinho como a Dra. Marisa mandou. Dava tudo por um... ou dois... pasteis de nata. Mas não o faço porque não posso. Tenho de ser mais forte que os pastéis de nata. Não sei se acontece convosco, mas às vezes vou tomar café e fico com a ideia que eles me piscam os olhos. Mas eu não quebrei. Não os comi. Só os olhei. E depois da noite eleitoral estou pronta para ir dormir, não antes de fazer o meu discurso de parabéns ao Prof. Marcelo Rebelo de Sousa:
- Hoje viramos mais uma etapa na política portuguesa. Acabou a era do "cavaquismo" e inicia-se outra era com o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. Não sei se será um bom Presidente da Republica Portuguesa. Mas tenho esperança que sim. Gosto dele Aquele "gosta" de admiração porque o considero um homem muito inteligente. E eu votei. Não direi em quem porque o voto é secreto. 
Tenham uma óptima semana.


by el
Jan.2016

#eleições #nutricionista #presidentedarepública #professormarcelorebelodesousa #ilhadamadeira #funchalmeuparaíso

sábado, 23 de janeiro de 2016

Antes de dormir tenho por hábito meditar. E hoje passei pela página identificada em baixo. Estou a partilhar porque é assim que eu "sobrevivo". Não entro na sintonia das discussões e brigas. Não é fácil. Direi que no princípio é até muito duro. Mas com o tempo passa a ser um "defesa". Não entro em conflitos directos. Porque a quente as discussões podem nos ferir muito. Prefiro ficar calada. Isso não significa que eu não saiba responder ou tenha medo de o fazer. Para mim significa menos conflitos e mais paz interior. Porque no calor das discussões dizemos coisas que não devíamos ou nem as queríamos dizer. E depois ficamos arrependidos. Então para não entrar em stress e viver e paz o mais possível, adoptei esta postura com a vida e com os que me rodeiam. Espero que de alguma maneira alguém que me siga possa se rever ou apreender a fazer o mesmo. E finalmente... tenham uma boa noite.


Citando:

"Claro eu como qualquer pessoa tenho muitos sonhos e desejos. Quero sim várias coisas na minha vida. 
Já tem um tempo que parei de desejar coisas físicas de consumo. 
Passei a desejar para mim soluções emocionais para meus medos e conflitos, de uns anos para cá minha vida passou por inúmeras tempestades, com direito a raios, ventanias, trovões e muito mais. 
Muitas vezes eu me via totalmente sem rumo durante os acontecimentos. 
Comecei a perceber que entrar na mesma vibração de conflito não me levava aonde eu queria. 
Que no momento era sair do conflito. 
Simples assim. 
Eu só queria parar com aquilo. 
Brigar e querer colocar meu ponto de vista, parecia algo que não solucionava. 
Até que um dia, deu uma luz em mim. Vou fazer silêncio, vou deixar a situação esvaziar, vou aguentar, não vou levar isso para dentro de mim, não acredito que tudo isso seja verdade, então não vou me contaminar."

Sábado. Frio. Levantei-me perto das onze da manhã. Atrasei tudo! Porque o pequeno almoço foi tomado ao meio dia. O almoço às quatro da tarde. E claro, com estas alterações aos horários das refeições só porque é fim de semana, lixo a dieta. Pois. Tenho a pouca sorte de engordar com muita facilidade. E neste mês de Dezembro (Natal) abusei de tudo. Resultado: aos 5 kg que já tinha a mais engordei mais 5. Claro, estou de "castigo". Nutricionista posta em campo e toca a cortar. E é para cortar em tudo. E custa. Se custa! Com este frio só me apetecia assim... um bom cozido à portuguesa ou então algo como uma caneca de chocolate quente com uma boa fatia de bolo acabado de fazer. Era bom... Era! Mas não pode ser. Estou ficando numa "bola". Fico-me por um chá de hortelã e já não é mau. Não gostos de dias cinzentos. São dias que nada me acrescentam. Apenas acrescentam dias à minha vida. E não vida aos meus dias. Mantive-me ocupada até há pouco. Mas cansei-me de tirar fotos às peças de bijutaria, editá-las para postar. Ainda não postei nenhuma. Parei. Pela janela do meu escritório (em casa) vejo o sol que andou escondido todo o dia a se ir embora numa fresta que as nuvens deixaram. Fiquei a olhar o infinito e a pensar... gostava de ir para onde o sol está a nascer. Mas amanhã ele volta. O sol claro. Porque os sonhos levo-os para a cama quando me for deitar. Tenham uma boa noite e não se esqueçam que amanhã é dia de VOTAR. Temos de escolher o novo presidente da República Portuguesa para os próximos anos. É aqui que vos peço: não deixem este direito/dever nas mãos dos outros. Votem em quem vos agrada, mas votem. Nada de abstenção. Eu vou votar. E vocês, também vão?



by el
Jan.2016

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

E cá vamos nós a toda a velocidade para mais um fim de semana. Não que eu goste. Para mim são dias iguais. Para mim. Que fiquei desempregada à mais de dez anos e nunca mais consegui trabalho. Sabem, é que nos primeiros anos entreguei curriculum's em todo o lado e andava literalmente "em cima" de tudo o que podia me dar trabalho. Mas cansei-me. Como tudo na vida. Cansei-me de ser considerada "velha" para trabalhar. Se calhar não devia ter desistido. Mas que fazer?! Com o meu filho licenciado e a trabalhar deixei-me ficar. Talvez a falta de objectivos, que entretanto se apoderaram de mim. Devem existir muitas mulheres como eu. Gostava de conhecer algumas. Nestes dez anos até fiz muita coisa. Tornei-me artista plástica. Pintei (agora já não pinto), fiz muitas exposições. Mas vendi poucos quadros. Tenho imensos armazenados. Tentei vender na Internet em sites de venda. Mas nunca vendi nenhum. E mais uma vez desisti. Que estão a pensar? 
Que sou uma falhada? Não! Não sou. De todo não sou mesmo. Que sou preguiçosa? Não! Não sou! Sempre tentei fazer "coisas". Sempre! E entretanto, vou sendo dona de casa com uma empregada a dias para as tarefas mais complicadas como seja passar a ferro. E depois? Acham mal? Acham bem? Sou uma sobrevivente. Sou uma mulher que tem dias felizes e outros menos felizes. Com muitos sonhos por realizar. Com mil e uma ideias na cabeça a rodar. Quem sabe um dia destes acerto no que quero fazer. Entretanto vou "inventando". Faço bijutaria. Pelo menos faço alguma coisa. O problema é sempre o mesmo. Vender. Ainda acabo tirando um curso de vendas. Bom, depois de todo este desabafo votos de um bom fim-de-semana. Beijinhos aos meninos/as. Divirtam-se. 

by el
Jan.2016