quinta-feira, 31 de março de 2016

... e voltam as Andorinhas :)

Chega com as Andorinhas. Chega na Primavera. Chega com o cheiro a flores de mil e uma cores. Chega com a ternura, o amor crescente, de quem ama e é gente. E dos rostos sombrios e vazios desabrocham os mais coloridos e sedentos sorrisos, de amor, de um mês que breve trará muita satisfação. O lindo mês de Abril. Bem vindo. 
by el
mar.2016


Abril - Flores e mais flores

O mês de Abril é um dos meus preferidos. Primeiro porque as flores florescem, coloridas e viçosas. Depois é o mês da "Festa da Flor" na Ilha da Madeira. É uma festa que não perco. Porque adoro ver a exposição, o cortejo, e passear nas principais ruas do Funchal. Também muitos turistas nos visitam porque a "Festa da Flor" é um dos cartazes turísticos da Madeira que já leva longe a sua fama de "Pérola do Atlântico". Faço sempre uma reportagem fotográfica para os meus arquivos, para guardar num disco externo. Tenho registos desde 2009 em digital. Falhei o ano de 2012 porque estava de férias na Ilha do Sal em Cabo Verde. Este ano cá estarei. E se Deus quiser farei a minha reportagem fotográfica de todas as flores que encontrar. E claro, farei uma escolha bombástica para colocar aqui no blogue. Até lá... vou postar flores. De outros sítios, de outros lugares e também de cá. Boa noite. E que venha Abril :)
by el
mar.2016



Fim de Março de 2016

Último dia do mês de Março. Mais um mês que vai. E um outro está a chegar. É bom viver. Com sonhos, com expectativas, com esperança e muito amor. Tenham um excelente mês de Abril. 

by el
mar.2016










quarta-feira, 30 de março de 2016

Beleza... Cada um tem a sua.

Mesmo isso. Beleza é um conceito que cada um tem de si ou dos outros. E é diferente de pessoa para pessoa. Fiquem com estas composições. E sejam "belos/as" :) Boa noite.

by el
mar.2016



Noites frias, mantinhas nas pernas.

E aqui estou eu. Tempo de chuva, vento, aeroporto fechado, previsão de mais vento e por isso aninhei-me no sofá com uma mantinha e o Pluto enroscado na almofada ao meu lado. E claro, o portátil nas pernas. E por isso como tudo está calmo aqui dentro... ofereço-vos "suavidades". Boa noite.
by el
mar.2016
 



terça-feira, 29 de março de 2016

Para as "gordinhas"

Eu pertenço a esse grupo. Sou para o cheio e passo a vida a batalhar para perder peso. Mas não é por isso que sou menos mulher. Criamos todas o estereotipo de beleza que nem todas possuímos. E todos os dias as televisões, as revistas, os jornais bombardeiam-nos com o que dizem estar na MODA! E estar na moda é ser esquelética e anorexica? Será isso o conceito de beleza máxima? Não. Digo eu.  Culpados? São todos aqueles que contratam modelos que parecem estar a morrer em pé, com a pele em cima dos ossos, e que passam na "passerele" modelos que levam quatro a cinco vezes menos tecido do que o número que visto. O tamanho é o menos importante, porque apesar de eu ter cuidado com o que como e de fazer todos os dias exercício físico, é com muito sacrifício que perco uns míseros quilos. Mas uma coisa é certa: não faço por vestir o número 32. De maneira nenhuma. Porque gosto de andar entre o número 40 e o 44. É nestes que me sinto bem. E embora tenha regras e cuidados de saúde, não me abstenho de dar uma trinca de chocolate, nem de comer um pastel de nata uma vez por semana, ou de comer um bom prato típico português, daqueles que nos enchem as medidas. Afinal, esquelética  ou mais gordinhas todas temos lugar a vida de hoje. E a moda  existe em todos os tamanhos. :)
by el
mar.2016
Cliquem em cima da foto e vejam em tamanho grande. Obrigada.

Pablo Picasso - o "cubista"


Não sou uma conhecedora de história da arte. Mas sempre que viajo, gosto de visitar museus e saber um pouco sobre os principais artistas do mundo. Embora não seja uma conhecedora de arte, atrevo-me a publicar alguns trabalhos de Picasso por os achar belos e ao mesmo tempo misteriosos. Fico a olhar e a tentar entender. E, ás vezes também se "viaja" (aqui em casa) e aprende, consultando os milhões de documentos e documentários, tendo em atenção às explicações dos entendidos. Picasso passou por várias fases na sua pintura. Em todas elas deixou marca. Vejam estes, e procurem os outros. Vale bem a pena. Uma boa noite. 

by el
mar.2016


domingo, 27 de março de 2016

A Princesa "Maria Inês"

E hoje foi dia de oferecer "ovos" de chocolate aos mais pequeninos, e eu tenho uma sobrinha-neta com dois anos e meio que é linda de morrer. Aqui ficam as fotos da Maria Inês (nome que pertenceu à minha avó materna, e que a minha sobrinha-afilhada resolveu colocar a esta princesa, para que perdure a alegria de viver e de sonhar na família. :)
by el
mar.2016
Fotos com direitos reservados @elialaranja




Domingo de Páscoa

Festejamos hoje o renascimento da vida. E se quisermos renascer com ela, vamos lá. Deixemos para trás as coisas que não nos fizeram nada. Tanto as más como aquelas que foram neutras. Vamos viver com esperança, com amor, com amizade. A vida só têm sentido e só tem valor quando nos despimos do que não nos faz falta e nos munimos de todas as "armas" para ser e fazer os outros felizes. Por isso vale a pena celebrar o renascer. E renascer pode ser aqui e agora. Neste tempo. Nesta vida. Neste momento. Boa semana. 

PS.: Gostam de azuis? Pois, eu também. Cliquem nas composições para que assim possam apreciar as composições em ponto grande :)






sábado, 26 de março de 2016

in justiças

injusta é a noite
que
tira protagonismo ao dia
injusto é  sol
que queima rostos 
e corpos
injusta é a vida
que traz sofrimento
e dor
injusta é a dor
que nos faz chorar
sofrer padecer
quando afinal 
só queremos 
é viver
em paz e com paz
in
justiças

Élia Laranja
Março/2016



Ao AMOR!


"Que o amor ronde nossas vidas. Que a paz habite nossos corações. Que nossos olhos brilhem de alegria. Que a coragem combata os medos e nos permita as lutas.Que nada no mundo nos roube os sonhos nossos de cada dia." 
- Rachel Carvalho -

by el
mar.2016



Exposição de pintura - Jeroen Buitenman - Funchal

Sábado de Aleluia. Estes dias tem sido dias de comer coisas que não devia comer, e voltar a hábitos que não devia ter. Mas é Páscoa. É difícil não comer o que gosto. Lá voltarei a ter que cortar tudo e desta vez sem hidratos a partir de Segunda-Feira. Cansada. Sim, cansa olhar-me ao espelho e não gostar do que vejo. É muito importante gostarmos de nós. Por isso... tenho de me encher de novo de força e coragem e voltar à luta com os "quilos". São nove a perder. Mas se perder cinco já fico feliz. Mas aviso quem está nesta mesma luta, de que é mais fácil perder vinte que dez. Pior ainda perder cinco. Mas hoje fui fazer a minha caminhada. E encontrei bem no coração da cidade do Funchal uma belíssima exposição de pintura. Fotografei. Encontra-se na Galeria da Zona Velha do Funchal. Fantástica. Deixo-vos as fotos. Exposição de Jeroen Buitenman. Bom Domingo de Páscoa a todos. E comam muitas amêndoas e chocolates. Segunda-feira já tudo entra nos eixos. 

by el
mar.2016
Fotos: @elialaranja








sexta-feira, 25 de março de 2016

"Alfazema"

“Uma pessoa pode ter uma infância triste e, mesmo assim, chegar a ser muito feliz na maturidade... Da mesma forma, ela pode nascer num berço de ouro e sentir-se enjaulada pelo resto da vida.” - (Charles Chaplin)
by el
mar.2016

Pintainhos... patinhos...

Páscoa:

Coelhos, amêndoas, carneiros, cabritos, pintainhos, patinhos e "ovinhos". Claro, nestes dias o chocolate é rei. Feliz Páscoa.




quinta-feira, 24 de março de 2016

Páscoa - Tempo de renovação

Nestes dias a Igreja Católica celebra a morte e a ressurreição de Cristo. Se com a morte pensamos no "fim" de tudo, com a ressurreição pensamos na renovação. E como a morte está certa, para todos nós seres encarnados, este é um tempo de renovação. É também a entrada na primeira estação do ano. A Primavera. É tempo de começarmos a pensar nas férias, nos dias mornos, cálidos, é tempo de novos amores e paixões. A vida como que por magia desperta. E aos poucos como que se estivéssemos despojados de tudo, voltamos a renascer. E renascemos das mais diversas maneiras. Olhamos o espelho e vemos que estamos com uma cor mais pálida, que temos mais uns dois ou três quilos, e que depressa temos de normalizar tudo porque o tempo é em contra-relógio para a estação das "vaidades": o Verão. Porque no Verão reduzimos as nossas roupas ao mínimo. Nesta estação primaveril arrumamos as nossas roupas mais pesadas e já nos apetece começar a mudar o guarda roupa. Comprar ou ir buscar as que estão bem arrumadas desde o Outono é a opção. Assim como é opção fazer deste inicio de Primavera e do tempo de renovação um ponto de viragem na vida e naquilo que todos queremos e desejamos para nós. Boa Páscoa. 
by el
mar.2016